sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Santa Isabel/Nova Bom Jesus | Atmosfera dos irresponsáveis

A situação dos moradores das comunidades da Nova Bom Jesus e de Santa Isabel é de uma gravidade extrema, o ar que esses bom-jesuenses respiram já se encontra com elevados níveis tóxicos desde as 15:00 h quando esta fotografia foi registrada

O lixão de Santa Isabel volta a incendiar-se pela formação de gases, e diferente o primeiro incêndio ocorrido há alguns dias, neste que começou na tarde de sexta-feira o vento não colabora e leva a fumaça tóxica para a direção das citadas comunidades que ficarão expostas a diversos problemas respiratórios. 

A situação é gravíssima podendo até haver a necessidade da remoção das famílias das comunidades para se evitar um colapso no sistema de saúde pública.

As consequências da fumaça tóxica

Além do dióxido de carbono e do vapor de água, outros gases são produzidos, incluindo diversas substâncias tóxicas, como metais pesados e outras.

Entre elas, destacam-se as dioxinas e os furanos, classificados como poluentes orgânicos persistentes – POPs, que são tóxicos, cancerígenos, resistentes à degradação e acumulam-se em tecidos gordurosos (humanos e animais).


Esses poluentes são transportados pelo ar, água e pelas espécies migratórias, sendo depositados distante do local de sua emissão, onde se acumulam em ecossistemas terrestres e aquáticos.
Em decorrência dessas características, em setembro de 1998 a Environmental Protection Agency (EPA), a agência de proteção ambiental americana, anunciou que não existe um nível “aceitável” de exposição às dioxinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário