quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Você sabe o que é uma PACUERA? Oportunidade de desenvolvimento sustentável

Muito se lamenta por conta da carência de oportunidade em Bom Jesus do Itabapoana, comércio estagnado, indústria desmotivada leva ao município a ter uma grave limitação produtiva reduzida na pecuária de leite e no pouco que a prefeitura injeta em nosso mercado interno.

Entretanto se tivermos condições jurídicas na sociedade organizada podemos galgar projetos ambiciosos com a nossa própria realidade geográfica e cultural. 
A regulamentação das “Pacueras”das PCH’s de Pedra do Garrafão e de Pirapetinga oferecem uma oportunidade rara para pôr em prática um ambicioso projeto turístico e ambiental.

O Plano de Ambiental de Conservação e Uso do Reservatório das pequenas centrais hidroelétrica possibilidade por exemplo que pensemos na criação de uma reserva ambiental como o “Santuário Ecológico da Serra do Quincas Reis “com um projeto de recuperação ambiental e exploração turística e sustentável.

O reservatório da PCH de Pirapetinga situado no centro Serra do Quincas Reis tem todos os atrativos turísticos que conta com uma considerável reserva de mata Atlântica, muitas espécies de animais silvestres e a disposição da concessionária que administra a PCH em disponibilizar recursos para por qualquer projeto em prática.


Hoje temos em nossa realidade para executar este projeto instituições como o Espaço Cultural Luciano e a nova Associação dos Amigos do Memorial Governadores Silveira, que podem ter o apoio do poder legislativo para as regulamentações legais da implantação do parque municipal.

Podemos encarar a PACUERA da PCH de Pirapetinga como um laboratório do que poderá no futuro ser um grandioso projeto abrangendo toda a região serrana do município.

O futuro está neste campo e depende somente de vontade política, seja do poder público ou de instituições como as citadas acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário